O COACHING PARA EMPRESAS

A empresa American Nutrientes está sempre em busca da melhoria contínua. Com máquinas e informações cada vez mais acessíveis a todos, é necessário haver a diferenciação e a constante inovação no mercado. Capacitar um profissional para um cargo requer mais do que apenas competências técnicas. Com exigências e demandas diferentes, o momento solicita habilidades que transforme seus profissionais em um parceiro da empresa, com pensamentos e ações de empreendedor. Para isso, aplicar os conhecimentos de coaching pode ser um caminho para uma evolução rápida e sadia. Desta forma, a mastercoach Gabriela Jacinto Fell passou a prestar o serviço de executive coaching, voltado para desenvolvimento de competências comportamentais relevantes dentro do programa de cargos.

Segundo Lages e O’Connor (2010) 85% das empresas europeias e 95% daquelas localizadas no Reino Unido utilizam coaching. Das empresas integrantes da revista Fortune 500, 40% aplicam coaching, das quais 99% afirmaram que o coaching pode trazer benefícios concretos para as pessoas físicas e jurídicas, enquanto 96% declaram que o coaching é uma forma eficaz para promoção de aprendizado organizacional (MELO, BASTOS & BIZARRIA, 2015)

Para isso, o coaching se insere como uma ferramenta de desenvolvimento humano ampliando a consciência e a responsabilidade individual sobre a ação coletiva dentro da instituição. Quando focamos especialmente nas lideranças, bem como na sua formação, as competências comportamentais tornam-se fundamentais, devido a constante necessidade de comunicação, orientação, cobrança e inovação. Além disso, líderes com pensamento estratégico conseguem observar, descobrir e reter talentos, diminuir custos, expandir mercados e gerar um ambiente de melhoria contínua.

Conforme Whitmore (2010) existem diversos benefícios para a empresa e colaboradores no processo de aplicação do coaching:

  • Performance e produtividade melhoradas;
  • Desenvolvimento de equipe;
  • Aprendizado e relacionamentos melhorados;
  • Mais tempo para o gerente;
  • Ideias mais criativas;
  • Melhor utilização de pessoal, habilidades e recursos;
  • Respostas de emergência mais rápida e mais eficiente;
  • Maior flexibilidade e adaptabilidade às mudanças.

Trabalhar aspectos comportamentais que promovem o autoconhecimento gera engajamento, bem estar e maior empatia por parte dos empregados. Com a concorrência cada vez mais acirrada e o escasso número de profissionais competentes comportamental e tecnicamente, investir no processo de desenvolvimento individual torna-se uma via de mão dupla de valorização, além de criar oportunidades de crescimento interno. A contratação de um profissional coach externo traz maior neutralidade, evitando possíveis conflitos de interesse ou manipulações, respeitando as peculiaridades e especificidades de cada caso.

 

BIBLIOGRAFIA:

CARPES, A. de M. et al. (2017) The coaching leadership in the media. Intern. Journal of Profess. Bus. Review; São Paulo, V. 2 N. 2, pp 36-51, Jul/Dec. Acesso em 13 de agosto de 2020.

MELO, L.H. ALVES de, BASTOS, A.T. & BIZARRIA, F.P. de A. (2015) Coaching como Processo Inovador de Desenvolvimento de Pessoas nas Organizações. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) – ISSN 2177-4153 – Vol. 13, N.2 – Abril/Junho. Acesso em 13 de agosto de 2020.

WHITMORE, J. (2010) Coaching para performance: aprimorando pessoas, desempenho e resultados. Competências pessoais e profissionais. Tradução Tatiana de Sá. Rio de Janeiro: Qualitymark

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *