Biosseguridade animal minimiza riscos de disseminação de doenças em granjas

Medidas higiênicas e procedimentos operacionais eliminam possibilidades de proliferação de bactérias e agentes patogênicos

 

Biosseguridade animal é um conjunto de medidas e procedimentos operacionais que visam prevenir, controlar e limitar a exposição dos animais contidos em um sistema produtivo a agentes causadores de doenças. Ao implementar e manter boas práticas de produção baseadas em biosseguridade, os produtores minimizam os riscos de introdução e disseminação de doenças em sua granja.

Para garantir ambientes seguros e animais saudáveis, a empresa American Nutrients desenvolveu o Programa de Biosseguridade que garante, através de desinfecção e sanitização altamente eficazes, a eliminação de fungos, bactérias e vírus nocivos a animais e seres humanos. “A biosseguridade animal é uma série de medidas e procedimentos realizados com o intuito de diminuir ou eliminar a possibilidade de que bactérias ou agentes patogênicos se desenvolvam em uma granja. Pensando nisso, desenvolvemos nosso programa, que pode ser aplicado em ambientes e estruturas com grande concentração de agentes microbiológicos, como setores de indústrias alimentícias e instalações de produção animal, explica o diretor da American Nutrients, Claus André Kettermann.

Os procedimentos e medidas preventivas de biosseguridade são diversos, de acordo com a necessidade e espécies em criação, tais como:

– Vacinação dos animais;

– Acompanhamento veterinário;

– Higienização;

– Especificações na localização das granjas;

– Cuidados com o acesso e fluxo às granjas;

– Cuidados com a alimentação dos animais;

– Medidas preventivas de manejamento sanitário;

– Especificações com o destino das carcaças;

– Cuidados com a reciclagem e o descarte de produtos.

Os programas de biosseguridade têm por objetivo evitar o ingresso de agentes ou doenças exóticas em uma granja ou região, bem como evitar a propagação de um agente dentro dos diferentes compartimentos de uma granja ou região onde este já foi identificado. “O Brasil é um dos principais países produtores e exportadores de alimentos de origem animal, e por isso o agronegócio brasileiro vem investindo há muitos anos em biosseguridade, com medidas como o isolamento de granjas, restrição de ingresso de pessoas, banho e troca de roupas no ingresso nos galpões, idade única nos plantéis avícolas e aprimoramento das Boas Práticas de Produção”, acrescenta Kettermann.

Confira os produtos da American Nutrients que contribuem com a biosseguridade na produção animal:

Linha pHPerfect Feed: linha de produtos voltados para diminuição de uso de antibióticos, regularização do trato gastrointestinal, prevenção contra diarreias inespecíficas, eficiência comprovada contra Salmonella sp., não agressivo às pessoas que manipulam e preservação da microflora benéfica.

Linha pHPerfect Acid: voltada a saúde intestinal de aves e suínos, visando a sanidade e bem-estar animal, uma vez que o intestino é a principal área de absorção de nutrientes. Quando o trato digestivo está saudável e funcionando adequadamente, os animais são mais eficientes em seu desenvolvimento.

Linha de detergentes: linha completa para limpeza de todos os tipos de sujidades e superfícies, visando a redução da contaminação microbiológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *