Limpeza e desinfecção de aviários garantem saúde dos animais e qualidade de produção

Limpeza é feita para retirar matéria orgânica do ambiente e desinfecção elimina microrganismos transmissores de doenças

 

A saúde dos animais e a qualidade de produção estão ligadas diretamente com a limpeza dos ambientes onde os planteis são criados. Em aviários de frangos, é fundamental realizar a limpeza e desinfecção de maneira correta para evitar que microrganismos patogênicos se proliferem no local. “Existem dois tipos de limpeza, a seca e a úmida. Elas são fundamentais para eliminar a matéria orgânica aparente presente no ambiente. E também existe a desinfecção que é essencial para que os microrganismos transmissores de doenças sejam eliminados e não representem risco para as aves”, esclarece o diretor da American Nutrients, Claus André Kettermann.

A limpeza a seco consiste em retirar os equipamentos e utensílios do aviário, liberando o espaço para realizar a limpeza com a chamada “vassoura de fogo”, que consiste na queima das penas superficiais existentes sobre a cama de aviário, com o uso de um lança chamas. Neste procedimento, é realizada a retirada da cama e de toda matéria orgânica, restos de ração e da sujeira impregnadas nos utensílios e nas paredes, vigas e cortinas. É importante destacar que os arredores das instalações também devem ser varridos e a grama aparada.

Já a limpeza úmida consiste na lavagem dos equipamentos, bebedouros, comedouros, paredes, teto, vigas, telas, piso, muretas e cortinas, com a utilização de água sob pressão e detergentes específicos. Após secagem é realizado o procedimento de desinfecção.

“Para garantir a eficiência do processo de limpeza, é necessário começar pela remoção de substâncias indesejáveis, ou seja, toda a sujeira visível, por métodos físicos. Após, é iniciado o processo químico de limpeza onde os desincrustantes devem ser utilizados para auxiliar e facilitar a remoção de sujidade através da degradação de gorduras, de proteínas e da dissolução de sais minerais, para impedir a redeposição da sujidade”, explica o diretor da empresa.

A American Nutrients disponibiliza uma linha específica para a limpeza de aviários composta pelos seguintes produtos: Sanitrex CE, Detertrex LP Alcalino CE, Sanitrex Biofilme SE, Detertrex LP Ácido SE.

“Indicamos o uso do produto Sanitrex CE sob forma de espuma sobre toda a instalação. Bem como o Detertrex LP Alcalino CE sob forma de espuma sobre calhas com maior incrustação. E ainda, para remoção de ferrugem ou incrustações inorgânicas indicamos o Detertrex LP Acido SE. Os desincrustantes devem permanecer agindo por  20 a 30 minutos para posterior enxague final com água sob pressão, seguindo da secagem”, aconselha Claus André.

As vantagens do uso dos desincrustantes sob forma de espuma são as seguintes:

– Aderência: grande capacidade de aderir em paredes, tetos e equipamentos (adesão em superfícies verticais);

– Tempo de contato: o desincrustante permanece maior tempo em contato com as superfícies, obtendo maior efetividade na remoção das sujidades;

– Visualização: o operador consegue ver as superfícies cobertas por espuma;

– Economia: menor consumo de água e menor consumo de detergente;

– Maior efetividade: a espuma penetra na sujidade, mesmo em presença de matéria orgânica.

O diretor da American Nutrients ainda comenta que outro ponto importante a ser observado nas instalações são as tubulações, pois as práticas de limpeza das tubulações de água e caixas d´água entre cada alojamento garantem a biosseguridade do processo. “Para isso indicamos o uso do Sanitrex Biofilme SE para remoção do biofilme (bactérias, fungos e leveduras no sistema), auxiliando assim na prática de melhoria da qualidade da água de bebida e segurança alimentar”, finaliza Kettermann.

Um comentário sobre “Limpeza e desinfecção de aviários garantem saúde dos animais e qualidade de produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *