Controle do pH da água de bebida eleva parâmetros de produtividade de animais

Estudos realizados pela American Nutrients revelam que o pH ideal da água de bebida deve ser entre 4,0 e 5,5

 

Os melhores resultados de desempenho dos animais são observados quando o pH da água de bebida é ajustado entre 4,0 e 5,5. Avaliações a campo na suinocultura comercial demonstraram que o uso de um regulador de acidez, de forma constante na água de bebida, promoveu otimização dos parâmetros produtivos quando comparados aos animais que não recebem água acidificada. A informação foi confirmada através de estudos realizados pela equipe técnica-científica da empresa American Nutrients (confira a tabela abaixo).

“O sistema de acidificação contínua evita oscilações extremas de pH na água, que resultam em uma excessiva oferta de substrato ou supressão das bactérias benéficas podendo apresentar efeitos prejudiciais ao hospedeiro, como diarreia, infecções, distúrbios hepáticos, carcinogênese, dano intestinal, redução da digestão e absorção de nutrientes”, explica o diretor da empresa, Claus André Kettermann.

Os benefícios do uso deste sistema ao longo de toda a vida produtiva dos animais são:

– Melhora da palatabilidade e ingesta de água de bebida.

– Redução do pH do sistema gastrointestinal superior dos animais, favorecendo
à ação de enzimas neste ambiente, aumentando a digestibilidade de proteínas, ocasionando uma melhor passagem do bolo alimentar para o sistema gastrointestinal.

– Microbiota intestinal em equilíbrio através da inibição do crescimento de bactérias patogênicas, o estímulo ao sistema imune (influenciando o número, distribuição e grau de ativação da população de células de defesa do intestino), síntese de vitaminas (B, B9, K e E), redução da produção de gases e melhor digestão e absorção dos nutrientes.

– Melhora do aproveitamento dos nutrientes da ração, a conversão alimentar e o desempenho dos animais de modo geral.

– Diminuição de uso de antibióticos na produção animal.

Visando atender as exigências das legislações vigentes e ainda promover uma melhora no status sanitário e incremento dos índices zootécnicos das produções de aves e suínos, a American Nutrients desenvolveu o conceito em acidificação contínua da água de bebida através do uso do regulador de acidez pH Perfect Acid.

“O produto consiste em um blend de ácidos orgânicos de alta concentração com elevada capacidade de redução do pH da água de bebida. Uma mistura sinérgica de ácido fosfórico, cítrico e ascórbico, juntamente com uma molécula tamponante e um blend de aditivos realçadores de sabor. Seu uso reduz o pH do sistema gastrointestinal superior dos animais, favorecendo à ação de enzimas neste ambiente, aumentando assim a digestibilidade de proteínas, ocasionando uma melhor passagem do bolo alimentar para o sistema gastrointestinal inferior”, informou Kettermann.

 

TABELA

Comparação dos parâmetros produtivos na creche entre leitões que receberam água acidificada pelo sistema de acidificação contínua com pH Perfect Acid em relação ao grupo controle.

  Peso inicial (Kg) Peso Final (Kg) Dias de Alojamento GPD (g) Mortalidade (%) Conversão Alimentar N° Animais Alojados
Controle 7,65 24,36 36 464 1,60 1,42 1000
pH Perfect Acid 6,49 24,20 36 491 1,35 1,35 1200

 

 

Os animais que entraram na creche com menor peso, e que receberam água acidificada, obtiveram melhor conversão alimentar, ganho de peso diário (GPD) e menor taxa de mortalidade comparado ao grupo controle. Como consequência, estes leitões conseguiram se recuperar de modo que, ao final do alojamento, atingiram peso similar ao grupo de animais que não teve acesso ao sistema de água acidificada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *