AGILIDADE NO TRABALHO E NO RESULTADO

Ter uma postura ágil sempre foi valorizado dentro da empresa American Nutrients. O foco na solução das demandas trazidas pelos clientes gerou uma cultura organizacional onde a mudança é algo comum para os colaboradores. Como uma maneira de trazer um pensamento estratégico e que cria soluções com os prazos, custos e inovações necessárias, o trabalho de desenvolvimento humano agrega a expertise individual à expansão de mercado.

O trabalho do coach neste cenário é de desenvolver uma visão clara dos objetivos profissionais, para realizar a conexão com as suas atividades diárias; apoiá-los na construção de habilidades, incluindo gerenciamento do tempo, autorrepresentação e habilidades de estudo. Em uma pesquisa com professores, cargos de supervisão e diretivos de uma escola holandesa que passaram por treinamentos de coaching, revelou um efeito de tratamento significativo para as habilidades relacionadas com o desenvolvimento de autonomia (empoderamento) e feedback (VEENMAN et al, 2010). Isso ocorre porque o uso das ferramentas de coaching proporciona o movimento de olhar para várias oportunidades, bem como desenvolver a criatividade. Pessoas empoderadas e com melhor habilidade em dar feedback são capazes de buscar por si próprias as competências faltantes e, consequentemente, ganhar em qualidade, tempo e realização de objetivos.

Os ganhos pessoais para quem passa pelo processo também podem ser notados, como a financeira. O artigo de COLLINS & O’ROURKE (2012) traz que o comportamento de economia relatado entre participantes treinados por um coach bem como de gerar poupança tiveram diferença significativa comparado com pessoas que não passaram pelo processo de coaching. Ao trabalhar as suas crenças em relação a vários aspectos, e o quanto seus pensamentos podem ser limitantes para a sua performance na carreira, o profissional passa a usufruir de um ganho extra, a qualidade de vida. Com clareza sobre a sua missão e papel dentro da organização, ele também consegue imprimir identidade, individualidade e humanidade ao atendimento ao cliente, a razão de ser do negócio.

Quando tratamos do cliente, que precisam de profissionais cada vez mais focados, bons ouvintes, interessados e ao mesmo tempo conhecedores da funcionalidade de seus produtos, maior será a conversão. O aprimoramento de produtos, processos e matéria-prima podem alavancar resultados sem necessariamente o aumento de custo, mas de orientação para resultados e com indicadores avaliativos cada vez mais refinados e alinhados com o propósito, valores e objetivos da instituição.

Perante o exposto, criar um ambiente de cooperação, dinamismo e inovação para o alcance de resultados cada vez mais rápido é possível, desde que seja empregado o método e dedicado tempo para o desenvolvimento da equipe de líderes (WHITMORE, 2010). Apesar de parecer demorado, no médio e longo prazo traz a possibilidade de cada um poder exercer mais e melhor a sua função, reforçando a sensação de pertencimento. Logo, os objetivos e a expansão são conquistados.

 

BIBLIOGRAFIA:

COLLINS, J. Michael & O’ROURKE, Collin M. (2012) The aplication of Coaching Techniques to Financial Issues. Journal Of Financial Therapy. ISSN 1945-7774, DOI: 10.4148/jft.v3i2.1659 – Vol.03, Issue 2. Acesso em 14 de setembro de 2020.

VEENMANN, S. et al. (2010) Evaluation os a Coaching Programe for Cooperating. Journal Educal Studies – Eletrônica (RCCe) – https://doi.org/10.1080/03055690120076592

– Vol. 27, Issue 03 – July/2010. Acesso em 14 de setembro de 2020.

WHITMORE, J. (2010) Coaching para performance: aprimorando pessoas, desempenho e resultados. Competências pessoais e profissionais. Tradução Tatiana de Sá. Rio de Janeiro: Qualitymark

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