Energy Protein Drink: suplemento nutricional diminui perdas de animais em granjas de suínos

Consumo de suplemento rico em fonte de energia e aminoácidos reduz taxas de mortalidade de leitões.

A mortalidade neonatal é responsável pela maior parte das perdas de animais nas granjas de suínos, correspondendo de 8 a 14%. Deste percentual, o baixo peso dos animais e fraqueza correspondem a mais de 75% das causas de morte dos animais. Como forma de reduzir essas perdas, empresas focadas no bem-estar animal e na segurança dos alimentos, estão apostando em um suplemento nutricional para suínos.

A American Nutrients – empresa que atua nos segmentos de aditivos especiais para produção animal, neutralizador de odores, sanitização e limpeza profissional tecnológica para indústrias de alimentos e setores de produção animal, sanidade, bem-estar humano e segurança dos alimentos –, lançou no mercado o suplemento nutricional para suínos American Energy, produto desenvolvido para suprir as lacunas nutricionais e oferecer um aporte de energia e proteína de alto valor biológico. “A utilização de American Energy após o nascimento dos leitões melhora o consumo voluntário do leite e ração. Além disso, o produto representa uma fonte nutricional de rápida absorção para as fases de pré-parto, pós-parto e durante a lactação e pós-lactação para matrizes”, explica o diretor da empresa, Claus André Kettermann.

“Esse suplemento consiste em uma rica fonte de energia e aminoácidos essenciais, que, após ingeridos, são imediatamente metabolizados, tornando-se prontamente biodisponíveis. A composição do suplemento estimula o consumo de alimentos, evitando longos períodos de jejum no desmame e beneficiando o desenvolvimento dos animais. A melhora da capacidade de absorção de nutrientes promove o aumento da conversão alimentar e melhor desempenho zootécnico, com redução das taxas de mortalidade”, complementa Kettermann.

O consumo do suplemento já apontou resultados positivos, conforme dados repassados pela American Nutrients, como a redução significativa da mortalidade, a redução no uso de antibióticos, maior consumo de leite e ração, leitões com maior vitalidade, maior consumo da matriz, principalmente em períodos críticos, como pré e pós-parto, fase de inapetência,  além de promover uma recuperação mais rápida dos animais frente a desafios sanitários, principalmente entéricos.

 

ÍNDICES PRODUTIVOS

Tabela 1 – Valores Médios de Ganho de Peso (kg) dos leitões na fase de maternidade

Maternidade Peso vivo 1º dia Peso vivo 9º dia Peso vivo desmame com 25 dias
Controle 1,413 kg 2,371 kg 6,577 kg
American Energy 1,370 kg 2,473 kg 6,838 kg

Tabela 1: os leitões do grupo tratado com American Energy nasceram com peso inferior em relação aos animais do grupo controle. Contudo, ao 9° dia de vida, o peso dos animais do grupo tratado com American Energy foi superior em relação aos animais do grupo controle em aproximadamente 100 gramas. Aos 25 dias de vida, idade do desmame, esta diferença passou para 260 gramas. Dados da American Nutrients.

 

Tabela 2 – Comparação do consumo de ração (kg) de matrizes nos primeiros seis dias após o parto com e sem fornecimento de American Energy

 

Dias após o parto

Fornecimento da ração com American Energy Consumo da ração com American Energy Fornecimento da ração sem American Energy Consumo da ração sem American Energy
1 7,188 kg 6,525 kg 7,455 kg 6,318 kg
2 7,125 kg 6,838 kg 6,145 kg 5,873 kg
3 6,913 kg 6,013 kg 5,955 kg 4,955 kg
4 7,286 kg 5,857 kg 6,473 kg 5,582 kg
5 7,800 kg 7,580 kg 7,391 kg 6,136 kg
6 6,333 kg 5,500 kg 8,091 kg 6,091 kg
Média de consumo (kg) 7,107 kg 6,385 kg 6,918 kg 5,826 kg
Diferença entre fornecido e consumido kg 0,722 kg 1,092 kg

Tabela 2: a média de consumo de ração das matrizes que receberam American Energy foi maior em relação as fêmeas que não receberam o suplemento sobre a ração. É importante ressaltar que, estimular o consumo de ração nesta fase é imprescindível para proporcionar aumento da produção de leite e, consequentemente, aumento de peso do leitão. Dados da American Nutrients.

 

RECOMENDAÇÕES DE USO: A dose recomendada para consumo dos animais varia conforme a idade do animal. Confira abaixo a recomendação do fabricante.

Leitões em fase de Lactação:

– 1º dia de vida: 20 ml de solução por leitão/dia, divididos em doses de 10 ml.

– 2º dia até 8º dia de vida: com uso de comedouro, auxiliar 40 ml de solução por leitão/dia.

– Para leitões mais debilitados administrar com aplicador específico de 20 a 40 ml de solução por leitão/dia, conforme necessidade.

– Solução pronta na fase de maternidade: usar 40 gramas de American Energy para cada litro de água potável para produção da solução (diluição a 4%).

Leitões em fase de creche:

– 1º e 2º dia de alojamento na creche: usar dois quilos em mil litros de água de bebida (diluição a 0,2%), no momento do alojamento. Administrar 100 ml de solução pronta aos leitões em comedouros auxiliares no momento da chegada dos leitões na creche. Também poderá ser oferecido sob forma de papinha semi-sólida utilizando 500 ml da solução para cada 500 gramas de ração por animal.

– Leitões menores e com inapetência: fornecer com uso de comedouro auxiliar  150 ml de solução para cada leitão/dia durante três a cinco dias.

– Solução pronta na fase de creche: usar 30 gramas de American Energy para cada litro de água potável para produção da solução (diluição a 3%).

Fêmeas no período pré e pós-parto e em lactação:

Usar 30 a 50 gramas de American Energy por fêmea/dia. Fornecer um dia antes do parto e no dia do parto. Oferecer também sempre que houver necessidade de aporte de energia e proteínas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *