Profissional de química emprega novas tecnologias para a melhoria de produtos

Dia 18 de junho é o Dia Nacional do Químico e este é um reconhecimento para todos os profissionais que integram esta atividade

Nessa quinta-feira, 18 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Químico, profissional que atua ativamente para a melhoria da qualidade dos produtos nacionais através do emprego de novas tecnologias e matérias-primas. Os profissionais desta área trabalham para o desenvolvimento técnico-científico e industrial do país, impulsionando centros de pesquisas e adequando a química à solução de problemas tecnológicos.

A American Nutrients – empresa que atua nos segmentos de aditivos especiais para alimentos, aditivos alimentares para produção animal, neutralizador de odores, sanitização e limpeza profissional tecnológica para indústrias de alimentos e setores de produção animal, sanidade, bem-estar humano e segurança dos alimentos –, valoriza o profissional de química e acredita que o trabalho desenvolvido contribui com a missão da empresa. “Nossa missão é produzir e comercializar produtos sustentáveis, baseados em ciência e inovação, visando ser referência em soluções inovadoras para saúde animal e humana. Acreditamos que o trabalho do químico é fundamental para a evolução da humanidade, garantindo a entrega de um produto seguro e de qualidade, que atenda com excelência as necessidades do mercado”, enfatiza o diretor da empresa, Claus André Kettermann.

ATUAÇÃO – O profissional de Química atua desde a avaliação das matérias-primas, passando pela condução do processo industrial até o controle de qualidade final do produto. Além de planejar, organizar e padronizar as operações industriais pertinentes a fabricação dos produtos e se responsabilizar tecnicamente pelo processo produtivo diante dos Conselhos Regionais de Química.

A American Nutrients conta com dois profissionais no quadro de colaborares que desempenham trabalhos que visam assegurar a qualidade dos produtos e dos processos produtivos. “A coordenadora de Qualidade é a química responsável pelo desenvolvimento dos saneantes e também pelo sistema de gestão de qualidade da empresa. Os processos produtivos e toda gestão de produção ficam a encargo do Supervisor de Produção, que é químico industrial. E as análises laboratoriais bem como testes de novos desenvolvimentos são executados pela Analista de Laboratório, que é uma engenheira química em formação”, explica Kettermann.

LEI DOS QUÍMICOS – A data surgiu no ano de 1956 quando o então presidente Juscelino Kubitschek decretou a Lei nº 2800/56, conhecida como a “Lei Mater dos Químicos”, que regulamentou o exercício da profissão de químico e também criou os Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Química.

Os profissionais desse setor atuam como técnicos em química, bacharéis ou licenciados em química, químicos industriais ou tecnólogos, engenheiros químicos, entre outros setores. Trabalham para que produtos como medicamentos, alimentos e produtos de higiene e limpeza, sejam fabricados com uma melhor qualidade, tanto para a saúde do consumidor e de quem os produz, quanto para minimizar ao máximo os impactos ambientais.

“A química está presente no nosso dia-a-dia, desde as mais elementares tarefas, até as mais complexas. No Dia do Químico, a American Nutrients homenageia esse versátil profissional que, sem dúvida, é de suma importância para o desenvolvimento de tudo que nos rodeia”, finaliza o diretor da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *