Atenção ao Sistema de Abastecimento de Água

academiasuina

A água é o nutriente mais importante na criação animal. Para garantir oferta de água em quantidade e qualidade adequadas, é primordial conhecer o sistema de abastecimento hídrico na granja, seus pontos críticos de controle e como garantir sua boa manutenção. Este sistema compreende a fonte de água, tubulações , armazenamento (caixa d’água) e acesso (bebedouros).

Uma das principais preocupações no sistema de abastecimento é a formação de biofilme nas tubulações . Biofilme é o nome dado ao acúmulo de microrganismos organizados em uma matriz polimérica lipopolissacarídica e que podem formar-se no interior de tubulações e sobre superfícies. O biofilme pode ser constituído por bactérias, fungos, protozoários e algas, de acordo com as populações presentes no ambiente e tempo de exposição.

Os microrganismos formadores de biofilmes são mais resistentes à resposta imune, antibióticos e desinfetantes, além de serem altamente adaptáveis ao ambiente (Kolchyk, 2020 Além disso, estes microrganismos podem desprender-se sob forma de placas e voltar ao seu estágio plantônico, aumentando a contaminação do meio. Os biofilmes podem ser responsáveis pela corrosão de desgaste de equipamentos. A constante liberação desta carga microbiana na água de bebida dos animais provoca inflamações e infecções, em geral subclínicas, que impactam a absorção de nutrientes, utilização energética e, consequentemente, o desempenho dos animais.

O controle da formação de biofilme pode ser feito através da redução dos fatores predisponentes, como exposição à água, nutrientes e temperatura, além de implementar designs de encanamento onde o acúmulo de bactérias é dificultado. No entanto, em casos onde estas ações não são possíveis, a prevenção se dá pelas práticas de limpeza e desinfecção das instalações, através de um bom programa de higienização, mantendo a frequência e, estrategicamente, diversificação dos sanitizantes utilizados.

Desta forma, é possível prevenir a formação de biofilme nas instalações, garantir a boa manutenção dos equipamentos e favorecer o desempenho dos suínos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *