Qualidade de água e seus impactos na performance de suínos

@academiasuína

A água é um nutriente essencial em todos os sistemas de produção. É imperativo que os animais possuam acesso ilimitado a água potável, de alta qualidade física, química e microbiológica, livre de substâncias nocivas ou tóxicas (Edwards e Crabb, 2021).

Na suinocultura, a qualidade da água pode impactar a saúde e performance dos animais. Um suíno em fase de terminação consuma entre 5 a 10 litros de água por dia, enquanto uma porca lactante consuma de 30 a 40 litros de água por dia (Oliveira, 1999). Um abastecimento deficiente de água pode levar a menor ingestão de ração, menor crescimento e infecções do trato urinário em matrizes suínas. Várias granjas produtoras têm registrado consumos de mais de 50 litros de água por fêmea lactante e um consumo de 35 a 38 litros em granjas produtoras de leitões.

Outra grande preocupação é o impacto na administração de antibióticos, vacinas, aditivos, ou outros insumos via água de bebida. Lumb et al. (2017) demonstraram que alguns antibióticos se tornam instáveis quando expostos a níveis elevados de cálcio, magnésio e ferro.

A água é também um ponto crítico de biosseguridade, podendo atuar como potencial fonte de contaminação aos animais. Além disso, é conhecido que os microrganismos presentes na água podem associar-se uns aos outros e formar biofilmes no interior das tubulações. Estes biofilmes podem representar um risco à sanidade e ao desempenho dos animais, uma vez que pode levar ao aparecimento e persistência de enfermidades, principalmente entéricas.

Para controle de qualidade, recomenda-se que a água seja testada no mínimo duas vezes ao ano, no local de captação de água, reservatórios e nos bebedouros. Parâmetros como pH (acidez e alcalinidade), dureza, salinidade, Fe e Mn e contaminação microbiológica (Edwards e Crabb, 2021) devem ser analisados.
O consumo de água de qualidade permite adequada absorção e transportes de nutrientes, balanço mineral, regulação da temperatura corporal e excreção de resíduos do organismo. Assim, conhecer os desafios para a qualidade de água na granja é primordial para definir as melhores práticas de gestão e controle deste elemento, a fim de garantir uma boa eficiência do plantel suíno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *