Qualidade de água como indicador na suinocultura

@academiasuína

Água é um nutriente essencial para crescimento e performance de animais. Para suínos, o consumo de água varia de acordo com fatores ambientais, sanitários, equipamentos ou com qualidade da água fornecida. Monitorar o consumo diário de água do plantel pode ser um bom indicador dos desafios que os animais enfrentam.

Quanto a fatores ambientais, a quantidade de água consumida por suínos varia com a temperatura ambiente, umidade, ventilação, densidade, estado sanitário e bem-estar do rebanho. Quanto à dieta, observa-se maior consumo de água associado a formulações com alto teor de sal, proteína ou minerais (Shaw et al., 2006) e em suínos alimentados com ração farelada. Quando os animais são alimentados com ração peletizada, observamos um menor consumo de água.

A dureza da água (influenciada pelas concentrações de cálcio e magnésio) e o pH (quantidade de ácido-base) geralmente têm impacto nos equipamentos e no consumo da água, podendo gerar problemas de entupimento de bebedouros, diminuição da palatabilidade, entre outros.
Um importante indicador de problemas na qualidade da água é a ocorrência de diarreia. Em suínos, quadros de diarreia podem estar ligados à alta presença de sulfatos na água ou ao consumo de água com altos níveis de salinidade (sólidos dissolvidos totais). Água alcalina, ou seja, com alto pH, é considerada um fator de risco para proliferação de E. coli e deve ser corrigida em casos de diarreia no plantel. A qualidade microbiológica da água também pode contribuir para o aparecimento de diarreias, comprometendo o desempenho e bem-estar dos suínos.

Desta forma, o monitoramento do consumo e da qualidade de água na produção de suínos é primordial para garantir um bom aproveitamento de recursos e acompanhar indicadores de manejo e saúde nos animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *