Você sabia que ofertar água em quantidade e com qualidade é um pré-requisito básico para garantir o sucesso da produção do rebanho leiteiro?
A água é um nutriente essencial e se equivale ao oxigênio em termos de importância ao organismo. Além disso, é o nutriente mais consumido pelas vacas e encontrado em maior proporção no corpo dos animais, em torno de 65% do corpo de um animal adulto e 80% do feto são compostos por água. Este nutriente também representa cerca de 87% da composição do leite.
A água é um meio essencial para o transporte de nutrientes e excreção de resíduos do metabolismo, regulação da temperatura corporal, auxilia nos processos fisiológicos, atua como lubrificante nas articulações, formação de um ambiente fluido para o desenvolvimento do feto e para a produção de leite.
Apesar da sua grande importância, a água recebe pouca atenção na maioria das propriedades rurais, sendo a água disponível geralmente de má qualidade, escassa e fornecida em bebedouros mal projetados com presença de sujidades.
Clique no link abaixo e confira na íntegra o artigo publicado na Milkpoint pelo time técnico da American Nutrients sobre a Importância da Qualidade de Água para Bovinos de Leite:
https://lnkd.in/dVBhGUmD