Sistemas de Acidificação

https://www.instagram.com/p/CuLA_NYOWvz

O processo de dosagem dos reguladores de acidez deve promover homogeneidade dos produtos, para garantir um pH contínuo da água de bebida dos suínos. Com isso, os métodos de dosagem de acidificantes evoluíram ao longo dos anos.

O método tradicional de dosagem consiste na adição manual de uma quantidade pré-definida do produto diretamente na caixa d’água, com base nas indicações do rótulo. Este método apresenta uma série de desvantagens, como não levar em consideração a ampla variação de pH das águas nas diversas regiões do Brasil e favorecer uma oscilação do pH ao longo do dia. Variações extremas de pH são prejudiciais à saúde dos animais, favorecem a ocorrência de diarreia, infecções, distúrbios hepáticos, além da reduzir a digestibilidade e absorção dos nutrientes.

Atualmente, é indicado o uso de sistemas de dosagem contínua que, além de tornarem mais prática a dosificação dos produtos, garantem uma série de benefícios quando comparados ao método tradicional. Uma vez ajustado, esse sistema permite a dosagem do aditivo de forma contínua, evitando oscilações de pH, possibilitando adequar a quantidade de produto a ser dosado conforme o pH inicial da água. Logo, o sistema favorece a digestibilidade da ração, devido a dosagem contínua do acidificante, o que vai de encontro ao processo fisiológico digestivo normal do suíno, promove uma melhor absorção e aproveitamento dos nutrientes, e estimula a microbiota benéfica no trato gastrointestinal.

Os sistemas de dosagem contínua disponíveis atualmente no mercado oferecem praticidade e garantem uma maior homogeneidade na dosagem dos produtos, evitando oscilações de pH ao longo do dia, resultando em uma melhor performance dos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *